Opções de mercado:O artesão

O sucesso do produto artesanal veio preencher uma lacuna para a qual os fabricantes de produtos industrializados rapidamente  buscaram inovações. O excesso de contaminantes embutidos com o rotulo de benefícios obrigou empresas tradicionais, tanto nacionais como multinacionais, a procurarem formulas mais naturais e voltadas para a nova tendência de mercado: produtos naturais, qualidade de vida, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Isto não mudou a busca e perspectiva de quem ainda batalha para vencer todas as imposições que a ANVISA coloca para o pequeno artesão. É inimaginável que o produto artesanal ainda sofra com o peso de deliberações que cabem as grandes industrias. A falta de um plano de ação, juntamente com normas para este segmento de mercado, tem prejudicado muitos pequenos artesãos, que encontraram neste filão um ótimo complemento de renda, e em alguns casos em um novo negócio.

O ideal é criar uma comissão dentro do órgão fiscalizador, especialmente com foco no artesão, que junto ao grupo interessado crie normas e protocolos para que estes produtores tenham suas criações reconhecidas e atestadas dentro dos padrões “artesanais” que qualifica o produto. Por definição, artesão é o trabalhador manual que trabalha por conta própria, ou com a família. Como entender uma lei que pede a este trabalhador que constitua empresa e todos os encargos que a acompanham? O produto deixou de ser artesanal, pois a inviabilidade do custo final torna o produto inviável.  O objetivo é que este artesão cresça e defina qual o rumo tomará diante do crescimento do negócio, tanto poderá continuar como um pequeno produtor, como poderá vir a engrossar a fileira dos empreendedores. 

Acorda Brasil! Somos uma extensão territorial impregnada de gente criativa, talentosa, e com uma diversidade cultural incrível!

Anúncios

Sobre Aromasolar

O Olfato é o mais primitivo dos sentidos e através do qual temos a capacidade de acessar, de maneira intensa, nossas memórias. Falar sobre aromas é buscar junto à natureza nosso equilibrio e nossa harmonia com o Todo. Pesquisas, comentários, dicas, matérias atualizadas é o que buscamos para o blog, junto com nossa outra discussão: Marketing Olfativo e Identidade Olfativa, parte integrante do blog Aroma Essencial. Boa leitura!
Esse post foi publicado em Aromas. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Opções de mercado:O artesão

  1. Ricardo Liutkus disse:

    Parabéns pelo feliz depoimento, e deixo aqui minhas palavras de reflexão.
    Graças as imposições das leis criadas por homens que na maioria das vezes não tem se quer a capacidade de voltar às suas origens e ver que fomos criados em uma essência artesal e que estamos aos poucos perdendo toda essas habilidades a mercê do automatismo industrializados e interesses Governamentais..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s